Foto: banco de imagens Embrapa
Aprenda como fazer Compostagem, utilizando técnicas desenvolvidas pela Embrapa, e a aplicação do composto orgânico.
Materiais utilizados:
1- Lona plástica
2- Capim-elefante seco (99 %)
3- Torta de mamona (1 %)
Para realizar o processo será necessário fazer uma pilha com a matéria orgânica mencionada. O monte pode ser feito em local aberto ou fechado, desde que seja sobre uma lona para evitar o contato direto com o solo. Evitando, assim, uma possível contaminação.
Para a formação do composto utiliza-se uma fonte rica em nitrogênio (torta de mamona, palhagem de leguminosas) e outra pobre nesse nutriente (palha de capim-elefante, serragem, bagaço de cana, aparas de grama).
A pilha deve ser montada alternando-se camadas sobrepostas de capim-elefante seco e torta de mamona. Exemplo: para cada 100 litros de capim, 1 litro de torta de mamona
Montando a pilha de composto:
- Forre o chão com uma lona
- Derrame a mistura capim-elefante
- Espalhe a torta de mamona
- Misture até ficar uma mistura homogênea
- Regue (molhe) bem a mistura
- Repita o processo intercalando as camadas até atingir a quantidade desejada
Após finalizada, a pilha deve ser constantemente irrigada. Afim de manter a umidade do composto durante todo processo de compostagem.
Finalizando a pilha de compostos:
- Deixe a pilha com, no máximo, 2 m de largura;
- Não ultrapasse a altura de 1 m, pois ficará difícil revolver o material;
- O comprimento varia.
Importante:
As dimensões podem variar desde que os procedimentos sejam obedecidos e o composto vegetal não entre em contato com o chão até o fim da compostagem.
Fazendo a Manutenção
Durante o primeiro mês do composto ocorrerá o superaquecimento e a perda de água por evaporação. Geralmente, esta fase dura de 3 a 4 semanas. Quando não houver mais aquecimento, mexa o aglomerado a cada 30 dias.
O tempo de compostagem pode variar de 60 a 120 dias. Dependendo dos cuidados adotados, do clima, dos microrganismos presentes no material e da presença de agentes decompositores como minhocas e gongolos.
Aplicação do Composto Vegetal
- Após 60 dias pode ser usado como adubo no solo ou como cobertura de sombreamento;
- Com 90 dias poderá adubar covas;
- E aos 120 dias já pode servir de base para a formação de novos substratos. Onde são adicionados outros compostos para a produção de adubos específicos.
Compostagem Embrapa
ResponderExcluir