As melhores ideias de horta vertical para se inspirar. Lindos jardins suspensos para sua casa ou apartamento.
Veja abaixo diferentes modelos de horta suspensa.
Pallet
Foto: Tuacasa
Usar pallets para fazer um painel verde é uma alternativa barata. Reformando a madeira velha pode-se conseguir um lindo jardim.
Geralmente, usa-se uma furadeira para fazer pares furos na madeira de pallet. Depois, passa-se um arame por ambos os furos de modo que ele "abrace" o vaso e o fixe na estrutura.
Em seguida, transferimos todo o painel, já montado, para um muro ou parede.
Garrafa Pet
Foto: Revistasartesanato
Talvez, a opção mais barata. Pois, garrafas plásticas podem ser encontradas com muita facilidade. O polietileno é um material leve e resistente, porém, descartável. Por esse motivo é melhor utilizá-lo para cultivar plantas não-comestíveis. As PETS possuem substancias químicas que são liberadas com o calor.
PVC
Foto: Vivaedecora
Horta vertical em cano de PVC é muito versátil. Permite diversas formas de organização. Pode ser pintado de várias cores e há também a possibilidade de fazer um o cultivo hidropônico.
Sapateira Flexível
Foto: Countryliving
Consiste em usar uma sapateira feita de tecido como suporte para os vasos. Nela existem pequenas repartições - semelhantes a bolsos - que podem receber diretamente a terra e as ervas. Muito simples de fazer, basta pregá-la na parede. Ideal para a área externa.
Vasos Suspensos
Foto: Countryliving
Os vasos suspensos são outra alternativa de horta vertical. Para este modelo de plantio são necessários apenas dois materiais: corda e vaso. Podem ser feitos de material plástico ou cerâmico.
Será preciso fazer furos nas laterais para prender as cordas. Depois de presas aos potes, prenda em ganchos parafusados à parede
Floreira
Foto: Elo7
A floreira pode ser adquirida em lojas de jardinagem ou ser feita pela própria pessoa, utilizando pedaços de madeira. A intenção aqui é fazer degraus em formatos retangulares e com orifícios no fundo. Os degraus ficam dispostos na diagonal, o que permite a iluminação completa de toda a estrutura.
Assim, todas as plantas recebem a luz solar na mesma proporção.
Bambu
Foto: Piterest
Um bambu é uma madeira natural e oca, o que ajuda a formar as cavidades para o plantio. Outro aspecto legal é que ele é divido em espécies de "gomos" impedindo que a terra escorra pelas extremidades. Nesse tipo de horta suspensa deve-se plantas plantas de pequeno porte e raízes rasas como cheiro-verde, alface, salsa etc.
Para fazer os canteiros, corta-se a parte de cima com serra, serrote ou facão. Para fixá-lo na parede utiliza-se suportes, arames ou cordas.
Madeira
Foto: Mercadolivre
Horta suspensa em madeira permite usar a criatividade. É possível fazer canteiros de vários formatos e tamanho.
Escada Dobrável
Foto: bobvila
Pegue uma escada velha e use-a para colocar suas plantas e formar um lindo jardim vertical. Uma ótima alternativa para quem gosta de jardinagem aliada à sustentabilidade. Permite o uso de potes, baldes e vasos de tamanhos diferentes.
De preferência, coloque os maiores e mais pesados na parte debaixo da escada para promover uma maior estabilidade e evitar o tombamento.
Monograma
Foto: remodelaholic
Monogramas suspensos são vasos verticais confeccionados em formatos de letras. Dessa forma, o jardineiro pode fazer um jardim com inicias, nomes ou frases. Formando arranjos lindos.
Prateleiras Suspensas
São prateleiras suspensas por cordas. Podem ser feitas como tábuas de pinho ou outra madeira resistente. Faça círculos nas tábuas com o auxílio de uma serra de buraco e encaixe os vasos. Excelente para fazer rega por gotejamento. Quando estão alinhados e sobrepostos a água dos vasos de cima escorre para os debaixo, formando uma irrigação em cadeia semi automática.
Esse modelo é bom para economizar água.
مكافحة حشرات
ResponderExcluirتنظيف منازل