Foto: estudokids
O gongolo não é venenoso. Os gongolos são miriápodes da classe dos diplópodes. São inofensivos e dóceis. Muitas pessoas pensam que ele é perigoso por causa do seu nome popular "piolho de cobra" e por sua semelhança com a lacraia que é um animal peçonhento. Essa sim, morde a possue peçonha.
Aprenda a diferenciar as duas espécies comparando suas características específicas e analisando a imagem acima.
Veja as diferenças:
- Os piolhos-de-cobra ou gongolos apresentam corpo cilíndrico e inúmeros pares de patas. Essas patas são mais juntas e finas. Eles caminham lentamente e se enrolam quando tocados
- Os embuás são herbívoros, se alimentam de matéria orgânica em decomposição.
- As lacraias apresentam corpo achatado, pares de patas maiores e mais afastados. Possuem duas garras no rabo.
- As centopeias são carnívoras, se alimentam de outros animais. Possuem na boca duas estruturas semelhantes a ferrões para inocular o veneno e paralisar a presa.
Portanto, o gongolo, definitivamente, não é perigoso. Apenas devemos ter cuidado para não confundi-lo com as lacraias. Pois, essas sim, são venenosas. Mas, apesar disso, seu veneno não é letal em seres humanos, ele causa muita dor e irritação no local da picada.
Em caso de dúvida, não pegue.
Os gongolos podem transmitir alguma doença?
Não. Esses animais vivem em substratos de jardins, têm poucas bactérias patogênicas e não frequentam locais onde os alimentos são manipulados. Preferem o ambiente natural, fresco e rico em matéria orgânica.
Eles não picam, não mordem e não ferroam. Portanto, são inofensivos.