Minhoca branca na terra, bom ou ruim ?

Saori Nakamura
8


Ao remexer a terra  da horta, muitas vezes, nos deparamos com esse bichinho, uma espécie de “minhoquinha branca”. E ficamos preocupados, achando que a terra está suja. Que estamos fazendo alguma coisa errada na compostagem e por isso estão aparecendo bichos. E que esses bichos danificarão nossas plantas.

Na verdade, é justamente o contrário, a presença dessas minhocas brancas na terra é um sinal de que a terra está saudável e com bastante matéria orgânica.

Esse bichinho, na verdade, é chamado Enquitreído, um parente das minhocas californianas. E assim como elas, ajuda na decomposição da matéria orgânica e na descompactação do solo. 
Costumam ocupar a parte superficial do solo, numa profundidade que varia de 5cm à 10cm. Onde encontram a temperatura e umidades ideais para sua sobrevivência e reprodução. Existem várias espécies de Enquitreídeos, o que dificulta sua identificação. Mas a mais comum e de mais fácil identificação é essa da imagem - de coloração esbranquiçada e transparente.

Uma forma de reconhecer o Enquitreídeo é observar a forma como ele se movimenta que se assemelha muito à movimentação das minhocas – na forma de se deslocar.

Outra  característica semelhante as minhocas que ela tem é a fotofobia (fobia de luz). Quando entra em contato com a luz ela se contorce toda e tenta perfurar a terra para fugir do calor excessivo e da luz solar.

É completamente normal e natural encontrar os Enquitreídeos em solos ricos em matéria orgânica. Tanto é verdade, que quando compramos húmus de minhoca em lojas de floriculturas ou supermercados, quase sempre podemos encontrá-los.

Sua presença em compostagens é quase que uma unanimidade.

Postar um comentário

8Comentários
  1. Muito legal esse blog, continue publicando

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber como criar minhocas brancas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só pegar elas e colocar numa bacia, alimentando com restos de vegetais. Eu estou criando em casa as minhocas brancas. Pode criar igual as californianas. Mas a branca gosta de mais umidade

      Excluir
  3. Ufa! Achei essas minhocas aqui. Tomei um susto, agora sei que é normal. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Uma pergunta........são elas que deixam um rastro semelhante à uma linha de teia(teia de aranha) na superfície da mesma??? Pergunto isso porque apareceu esses "fios" na terra no meu vaso, e quando fui verificar mais perto notei essa minhoca transparente na superfície (....e acabei matando a coitada;; rest in peace, and i am sorry!!!!>.<) então queria saber se estão relacionados os dois, e se não, o que poderia ser esse bicho que deixa esses "fios"..........HELP PLEASE!!

    ResponderExcluir
Postar um comentário