Privatização da Embrapa
Até o momento, a Embrapa não está entre as empresas públicas incluídas no Plano Nacional de Desestatização. Na verdade, ela está passando por um processo de reestruturação.
A ministra da agricultura Tereza Cristina declarou que estuda a modernização da empresa (que será debatido co os colaboradores). E que a privatização está descartada, visto a importância e os resultados obtidos pela Embrapa.
Embrapa precisa se atualizar às novas realidades do mercado, utilizar as Unidades Descentralizadas, receber auditorias externas etc. Tudo com o objetivo de aperfeiçoar as estratégias e os processos adotados.
A Embrapa tem se mostrado muito eficiente desde a sua criação. E boa parte do sucesso do agronegócio brasileiro se deve a essa empresa pública.
Segundo presidente da Embrapa, o pesquisador Sebastião Barbosa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária esforça-se para atender a todos os agricultores (os pequenos, os grandes, os extrativistas), apesar da falta de recurso e da imensa extensão territorial do Brasil.
Ressaltou, também, a importância da cooperação de todo o setor produtivo (órgãos do governo, produtores e entidades privadas).
O mercado atual, muito exigente, demanda alta produtividade e eficiência.
Para mais informações:
https://www.embrapa.br/fale-conosco/sac/
Na minha opinião a Embrapa é uma das empresas públicas que não deve ser privatizada.
ResponderExcluir