O Que é Compostagem?
A compostagem é um processo biológico que transforma a matéria orgânica em um composto granulado estável, ou seja, que não é mais degradado nem apodrece. O composto orgânico se assemelha bastante à terra.
O material resultante desse processo de degradação da matéria é riquíssimo em nutrientes essenciais às plantas como: vitaminas, minerais e micronutrientes (cobre, ferro, manganês, zinco etc.)
Esse processo envolve a ação de microrganismos (fungos e bactérias) e condições ambientais (umidade, temperatura e ventilação).
Quais os Benefícios da Compostagem ?
Uma importante ferramenta de sustentabilidade. No mundo contemporâneo, superpopuloso e consumista, se produz muito lixo. Segundo dados oficiais do Ministério do Meio Ambiente, o lixo orgânico é responsável por mais de 50% dos resíduos produzidos nas residências brasileiras.
Nesse sentido, a compostagem é uma excelente forma de se reduzir o lixo.
É algo que todos deveriam fazer, mesmo aqueles que não têm horta em casa.
É Possível Fazer Compostagem Sem Dinheiro?
Sim. É possível fazer compostagem em casa, sem gastar nenhum tostão para isso. Simplesmente, usando material reciclado- vasilhas e potes que não se usa mais para fazer uma composteira. E restos de alimentos- vegetais crus que não foram consumidos nas refeições. Que servirão de matéria-prima para a produção de adubo.
A compostagem é uma ótima alternativa para quem não tem acesso a adubos, geralmente, pessoas que vivem na cidade.
Mas, compostagem está voltando a ser praticada também por pessoas do campo.
A compostagem é a segunda melhor alternativa de adubo para nutrir as plantas. Só perde para o Húmus de Minhoca.