Plantar Em Pneus Faz Mal ? É perigoso ? A Horta é Tóxica ?

Saori Nakamura
11
Plantar horta em pneus velhos faz mal? É perigoso? Entenda os perigos de se plantar em pneus velhos que contêm substâncias tóxicas.


No tempo em que vivemos, a sustentabilidade é de suma importância. Prolongar a vida útil dos resíduos, tanto pela reciclagem, quanto pela sua reutilização é necessário. Pois, a alocação inadequada desses resíduos traz inúmeros impactos ambientais e sociais, como: a poluição do solo, das águas e do ar. 
E a proliferação de inúmeras doenças.

Na tentativa de minimizar os impactos causados, reutilizamos tais resíduos. 
No entanto, alguns deles são nocivos à saúde e ao meio ambiente. O pneu velho é um deles.

Porém, a reutilização do pneu usado não resolve os problemas ambientais. E, quanto mais velho é o pneu, mais perigoso ele se torna. Este é um alerta sobre os perigos da reutilização de pneus inservíveis em jardins e canteiros.

Um dos receios das pessoas em fazer a reciclagem e a reutilização desse material é a lixiviação dos componentes existentes no pneu (orgânicos ou inorgânicos), que podem causar impactos ao meio ambiente.

Quando o pneu é exposto às altas temperaturas e às ações do clima, a borracha começa a se degenerar, desprendendo metais pesados que vão poluir o solo e o lençol freático. Não adianta pintar os pneus para evitar o aquecimento, o problema ocorrerá da mesma forma. É o que mostram os estudos mais recentes.

Até, há pouco tempo, achava-se que a contaminação em curto prazo era mínima, devido ao senso de que os pneus foram feitos para resistir as mais duras condições. Porém, estudos os atuais mostram o contrário.

Já vimos muitas ideias de como reutilizar pneus em nossas hortas. E, muitas vezes, acabamos até utilizando algumas delas. Ou, no mínimo, pensando em utilizar, não é mesmo? Afinal, uma horta de pneus coloridos é muito bonita.




Assim, quando pensares em fazer um divisor de canteiro em pequenos espaços, procure utilizar outro tipo de material. Reutilizar pneu não é a melhor maneira de resolver os problemas ambientais.

Segundo a CEMPRE, o Brasil recicla 85% dos pneus se encontra em 2º lugar no ranking mundial de recauchutagem.


Horta em Pneus é Tóxica?

Sabemos que a reciclagem de pneus é necessária para o meio ambiente. Mas, infelizmente, os pneus são feitos com materiais altamente tóxicos, como mercúrio e chumbo - prejudiciais aos animais, aos insetos, ao solo, à água etc. Enfim, maléficos a, praticamente, toda a vida no planeta.

Um dos argumentos à favor dos pneus é que ele demora muito tempo para se decompor e, portanto, levaria décadas para que ele começasse a liberar suas toxinas. Mas, a verdade é que não existem estudos específicos sobre o assunto e, portanto, não sabemos a quantidade de substâncias liberadas no solo.
No entanto, todos concordam que não vale a apena correr o risco de contaminação, quando existem meterias mais seguros.



Substância Tóxica de Pneus Contamina Rios e Mata Peixes



Pesquisadores norte-americanos e canadenses descobriram que a substância 6PPD, usada para aumentar a durabilidade dos pneus, estava contaminando rios próximos a áreas urbanas e causando a morte dos salmões-prateados.

Ao reagir com o ozônio, a 6PPD transforma-se em 6PPD-quinona - uma substância altamente tóxica, até então, desconhecida.

Em laboratório, mesmo quatidades muito pequenas do composto, causaram a morte dos salmões.

A pesquisa foi publicada na Science, revista científica de maior prestígio internacional, na qual os estudos são submetidos a análises de pares, ou seja, revisados por cientistas das mesmas áreas de formação dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.
E na ChemRxiv, destinada a publicação e consulta de artigos científicos nas áreas da Química e Bioquímica Médica. Desenvolvida pela Universidade de Cambridge e operada pela American Chemical Society, German Chemical Society e Royal Society of Chemistry.

A segunda parte da pesquisa terá como foco os efeitos metabólicos do composto. Os pesquisadores querem entender, em detalhes, como a 6PPD-quinona interage com o organismo dos peixes.


Pneus e o Câncer

A assistente principal do time de futebol feminino da Universidade de Washinton, Amy Griffin, percebeu que alunas e ex-alunas, principalmente goleiras, haviam desenvolvido câncer. Ninguém “deu ouvidos”, até que mais casos com jogadores começaram a surgir. Jogadores que jogavam em grama sintética, que tem como um dos componentes, granulados de pneus reciclados.

Com isso, Griffin resolveu investigar por conta própria e descobriu mais de 50 alunos com câncer, sendo mais de 25, goleiros. Com as informações obtidas ela procurou os jornais – que publicaram o fato. Com a reportagem em telejornais, várias pessoas que jogaram nesses mesmos campos, passaram a ligar para as redações e a contar que também tiveram câncer. Novamente, a maioria, goleiros.

Isso faz sentido, se consideramos que a pele é um órgão, não apenas uma capa que recobre o corpo. E que ela pode sim absorver substâncias químicas através dos poros, e principalmente, por meio das lesões causadas pelo atrito com a borracha.

Segundo, o Dutch National Institute for Public Healh and the Enviroment, é seguro jogar em campos de grama sintética.


Mais informações sobre o artigo: CNN











Esse artigo te ajudou de alguma forma ? Dê sua opinão.


Tags

Postar um comentário

11Comentários
  1. Fiz uma composteira de pneus, agora fiquei com pulga atrás da orelha.

    ResponderExcluir
  2. Vou estudar mais o tema. Obrigado pelo artigo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Luciano. Sua intenção foi boa em tentar reutilizar os pneus velhos. No entanto, na nossa opinião o melhor a fazer com pneus usados é aplicar a política reversa de resíduos. Escrevemos um artigo sobre isso. No final deste texto, tem um link destacado em verde escrito: O Que Fazer Com Pneus Velhos, só clicar nele. Agradecemos pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. As substancias precisam de atrito e altas temperaturas e isso não ocorre em uma horta https://globoplay.globo.com/v/6647315/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São substâncias muito poluentes. Com o tempo pequenas partículas sempre se desprendem. Sem contar que os pneus são pretos, esquentam muito no sol e acabam prejudicando as plantas que precisam de temperaturas amenas para se desenvolverem bem

      Excluir
    2. Eu acredito que se o único problema for o aquecimento, que a pintura externa com cores claras resolva esse problema.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Pelo que tenho estudado o pneu só seria perigoso em horta se chegasse a altas temperaturas, o que não ocorre. Se tiverem uma fonte de algum estudo sobre essa questão seria ótimo.
    Existem muitos textos em blogs falando que é perigoso, mas nenhum estudo sério, apenas informações básicas sem fonte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artigos sobre contaminação do solo: https://scholar.google.com.br/scholar?start=0&q=tires+soil+contamination&hl=pt-BR&as_sdt=0,5&as_vis=1
      Desça até o final da página para passar para os próximos artigos.

      Pesquisa da Universidade de Washington publicada na Science em sobre a 6PPD-quinona resultante da reação da 6PPD + ozônio: https://www.science.org/doi/abs/10.1126/science.abd6951
      Mas para ler o artigo completo precisa ser assinante.

      Assim que tivermos tempo, adicionaremos novas descobertas ao texto.

      Excluir
  7. Ricardo Bahiana de Carvalho23 de junho de 2022 às 23:00

    Estou fazendo horta em pneus e tenho pesquizado bastante sobre a toxidade. Os borracheiros tem contato ostensivo com pneus usados por anos, caso fosse tão tóxico assim, eles teriam um forte índice de câncer ou outras doenças causadas pela toxidade dos pneus. Procede ?

    ResponderExcluir
Postar um comentário