Plantar Horta em Garrafa Pet Faz Mal

Saori Nakamura
4
Plantar em garrafa pet faz mal ? Entenda os riscos e perigos de fazer horta vertical usando garrafas plásticas que contém o composto orgânico sintético C15H16O2 BPA (Bisfenol A) e liberam microplástico.


Horta em garrafas PET 
Existem muitos tutoriais e posts ensinado como fazer horta vertical com garrafas PET. Ideias criativas e visualmente bonitas que acabam passando uma falsa sensação de preservação da natureza. Pensamos estar salvando o planeta reutilizando as garrafas e, também, pensamos estar cuidando da nossa saúde - por estarmos plantando ervas e hortaliças.


Por Que não Plantar Horta em Garrafas PET ? Faz Mal ?


As garrafas PET (Polietileno Tereftalato) contém, na maioria das vezes, o BPA (Bisfenol A) - composto orgânico usado na fabricação de plásticos para facilitar a modelagem, adicionar resistência e transparência aos materiais.

Quando submetidas a altas temperaturas essas garrafas liberam substâncias químicas, entre elas, o BPA. E como nossas garrafas tem que ficar no sol, inevitavelmente, são aquecidas e têm sua temperatura elevada pela luz solar.

Segundo um estudo da Medical University of Gdańsk a ingestão de bisfenol A está relacionada ao aparecimento dos cânceres de mama e próstata, da síndrome do ovário policístico e do desequilíbrio metabólico.

Um outro estudo feito pela Universidade de Harvard também mostrou que a exposição ao BPA afeta a reprodução dos animais e causam diabetes e problemas cardiovasculares em humanos.
Foram analisadas amostras de urina que mostraram um aumento considerável dos níveis de BPA em pessoas que beberam água em garrafas de policarbonato.

Essa substância faz muito mal à saúde. E já foi proibida no Canada, na Dinamarca, na Costa Rica e em alguns Estados dos (EUA).

No Brasil e na Europa, foi proibido o uso de Bisfenol A em mamadeiras.


Microplásticos nas Garrafas


O termo microplástico tem sido usado frequentemente pelos telejornais, para se referir aos pedaços de plástico encontrados nos oceanos que medem até 5 mm. 

Estudos mostram que essas pequenas partículas encontradas no mar, também estão presentes nas garrafas de água mineral. Além do microplástico proveniente das próprias garrafas, foram encontrados pedaços de microfibra de roupas e de outros objetos que tem o polímero em sua composição - esses resíduos podem ter chegado às garrafas através do vento, durante a fabricação. Visto que são partículas muito leves e, facilmente, trasportadas pelo ar. 

As pessoas estão pagando caro por um produto que pode estar contaminado-as, sem que elas saibam. Já que não existem avisos, alertando dos possíveis riscos à saúde.


Devemos Reciclar as Garrafas ?


Sim. As garrafas plásticas podem ser utilizadas na produção de diversos produtos como tecidos de poliéster, materiais para construção etc. Recomendamos usá-las como artesanato de (porta-lápis, potes, suporte para carregadores de celular).
Não as use para plantar seus alimentos.


Horta em Barris e Toneis



Geralmente, esses barris e toneis já foram usados anteriormente para acondicionador produtos químicos como tintas, vernizes, inseticidas, agrotóxicos etc. Contendo neles, ainda, traços desses resíduos em seu interior.

Mesmo que sejam bem higienizados, os resquícios dos compostos químicos não serão totalmente eliminados. E a terra (solo) será, aos poucos, contaminada.
Além disso, é natural a decomposição e degradação de toda a matéria existente na natureza, seja ela orgânica ou não. Portanto, esse material será degradado, gradativamente, com o passar do tempo. E pequenas partículas poderão se desprender das paredes dos containers plásticos e se misturar à matéria orgânica depositada neles.



Qual o Melhor Vaso para Horta ?


Do ponto de vista da agricultura orgânica, o melhor vaso que existe é, sem dúvida, o de barro. Além de ser feito de um material natural e de ser facilmente encontrado.
O barro ajuda a manter a umidade e a temperatura terra. Deixando-a sempre "fresquinha" - condições essenciais para o bom desenvolvimento das plantas.
Por ser poroso, o vaso de barro facilita a oxigenação do solo e o armazenamento da água nas paredes do vaso.

Hoje em dia, são vendidos suporte de aço para fazer horta vertical com vasos de barro ou cerâmica.


Posso usar recipientes plásticos em alguma ocasião ?
Sim. Pode usar garrafas PET e vasos plásticos ou afins, na sombra. Para fazer mudas de plantas não-comestíveis. 

As plantas absorvem plástico ?
Sim. Absorvem as micropartículas de químicos liberadas no solo. A absorção é pequena, mas ainda assim, não é nula. É melhor evitar.

Alternativas ao Uso de Plástico
Além, do vaso de barro já mencionado. Existem novos produtos chegando ao mercado para solucionar o problema do uso de plástico.
Ideias para horta vertical sem plástico:

Vaso de Fibra de Coco
Foto: Plantei

Painel de Fibra de Coco

Bambu

Madeira e Barro


Caule de Bananeira


Caso você não consiga um desses materiais por falta de dinheiro ou de locais para adquiri-los. Você pode fazer em casa.
Você vai precisar de martelo, tela metálica, coco verde, tesoura e alicate. Veja o vídeo tutorial:



Referências:
BBC, Gardenmyths, Azo Cleantach, The Balance Smb, Harvard University, NCBI e Medical University of Gdańsk


Tags

Postar um comentário

4Comentários
  1. E vasos de cimento pode ? E de aço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendamos. Principalmente, se for se alimentar com as plantas. Vaso de Aço: enferruja, libera muito ferro e aquece muito ao sol. Vai matar a planta.
      Vaso de Cimento: tem muitas substâncias químicas. Veja os químicos usados para fazer o cimento: https://www.youtube.com/watch?v=YlydLfMICU4

      O MELHOR É O DE BARRO. É um pouco mais caro, mas dura muito mais que os outros e só trás benefícios para a planta e para a saúde.

      Se tiver mais dúvidas fique á vontade em perguntar. Estamos à disposição. Um abraço !

      Excluir
  2. Cano de Pvc, e latas de lei ninho pode serem utilizadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica. Latas de leite ninho são feitas de metal e esquentam muito, pode cozinhar as raízes, gerar fungos e adoecer a planta. O cano PVC é melhor que pneus, mas também tem produtos químicos. Os melhores vasos são os de BARRO, porque deixam a terra fresquinha e não fazem nenhum mal a saúde, nem ao meio ambiente. Infelizmente, eles são mais caros e difíceis de encontrar.

      Se você quer plantar e não tem vasos de barro. Escolha vasos plásticos com classificação 5. Nos plásticos vem desenhado um triângulo com um número dentro, esse número deve ser 5.


      Se houver mais dúvidas pode perguntar. Um abraço !


      Excluir
Postar um comentário