Horta Sintrópica no Quintal

Saori Nakamura
1
Exemplo de Horta Sintrópica no quintal .

É perfeitamente viável fazer uma horta sintrópica no quintal de casa. Adaptando técnicas da agrofloresta  e da sintropia a pequenos espaços.

O princípio mais utilizado na horta que pegamos como exemplo é o da cobertura de solo. Em que é depositada matéria orgânica seca ao redor das hortaliças para manter a terra fresca e preservar a umidade.

Desta forma, se consegue uma maior produtividade alimentos com um menor uso dos recursos hídricos.


Espaços menores trazem algumas limitações como a não utilização de uma planta-mãe (uma planta de ciclo de vida longo que serve de geradora de matéria orgânica por meio de podas frequentes) e também diminui-se os níveis do canteiro - basicamente, excluindo-se as plantas de grande porte.

No entanto, pode-se aplicar a técnica dos "ninhos", que consiste em fazer uma cobertura  de matéria seca (folhas, podas de grama e capim) ao pé dos vegetais. Propiciando a conservação da umidade e mantendo a temperatura do solo amena.

Outra técnica possíveis é da diversidade - que evita o empobrecimento do  solo. Pois, ao contrário da monocultura que retira sempre os mesmos nutrientes da terra, plantar várias espécies no mesmo canteiro faz com que os minerais sejam absorvidos em pequenas quantidades. 

A diversificação das cultivares também gera um efeito de cooperação em que uma planta ajuda a outra a se desenvolver. 


Tags

Postar um comentário

1Comentários
  1. Horta sintrópica no quintal sem capina. Muito bom. Além de economizar água na irrigação, não é preciso capinar. Melhor que isso, não tem.

    ResponderExcluir
Postar um comentário