Gongolo Compostagem - Gongocompostagem

Saori Nakamura
1


GONGOCOMPOSTAGEM

A gongocompostagem é uma técnica de produção adubo orgânico que utiliza o gongolo (piolho-de-cobra, embuá, gangugi) como agente decompositor da matéria orgânica – em parceria com os microrganismos presentes no solo e nos resíduos depositados na sua superfície.

Os gongolos trituram os materiais, facilitando a decomposição por esses microrganismos. Produzindo um adubo de igual qualidade ao composto gerado pelas minhocas.

É uma maneira simples e barata de produzir um adubo orgânico rico em nutrientes e reduzir o lixo. Uma alternativa sustentável, iniciada experimentalmente em Roraima, mas que vem sendo adotada por pessoas de todo o país, preocupadas com a sustentabilidade.

Segundo, um engenheiro agrônomo da Embrapa, o processo de gongocompostagem pode levar de 90 a 120 dias, dependendo do material utilizado, da umidade do local e da quantidade de gongolos.

Quanto mais tempo os resíduos ficarem em contato com os gongolos, melhor será a sua qualidade. Já que, devido à trituração, as partículas ficarão cada vez menores. O que, por sua vez, facilita a decomposição do composto por microrganismos e a sua liberação no solo.


Pode ser utilizada qualquer espécie de gongolo. Já que a maioria delas possui grande capacidade de triturar a matéria orgânica solida.
Quanto mais variado o material utilizado, mais rico será o composto obtido.


COMPOSTEIRA PARA GONGOLO

A composteira deve ser feita de material liso e com tampa para que os embuás não fujam. Não precisam de muita terra, coloque um pouco de terra no fundo para ajudar na manutenção da umidade.

Coloque os resíduos vegetais, borrife um pouco de água e acrescente os embuás.

É importante que haja matéria orgânica rica em nitrogênio, por isso devemos sempre colocar folhas de árvores (leguminosas arbóreas).



DISTRIBUIÇÃO DOS RESÍDUOS

Os resíduos devem ser distribuídos nas seguintes proporções:

  • 40 % de matéria rico em nitrogênio (folhas de leguminosas arbóreas)
  • 50 % de outros resíduos vegetais (folhas de bananeira, poda de grama etc.)
  • 10 % de materiais lenhosos ou celulósicos (galhos, podas de árvores ou papelão)
O papelão não é o mais indicado por ser um produto que advém de um processo industrial. Com isso, podem haver substâncias químicas prejudiciais aos gongolos.

VANTAGENS DA GONGOCOMPOSTAGEM

Vantagens do gongolos em relação às minhocas:
  • Os gongolos conseguem decompor materiais mais resistentes
  • O húmus de gongolo é mais leve e soltinho
  • O húmus pode ser colocado diretamente no solo sem a necessidade de adicionar descompactantes do solo, como areia.
  • Facilita o trabalho das minhocas que não conseguem decompor materiais duros

Coletando húmus:




O gongolo, também conhecido por (embuá, piolho-de-cobra, maria café), é um diplópode. Um animal detritívoro do filo dos artrópodes caracterizado por apresentar dois pares de patas articuladas por segmento e corpo cilíndrico. Vivem em ambiente terrestre. Geralmente, ambientes escuros e úmidos (embaixo de troncos, folhas e pedras).
Não são predadores das minhocas e podem ser usados juntos na mesma composteira. 

Postar um comentário

1Comentários
  1. Nossa ! Na época da chuva eu achei alguns gongolos no quintal. Se eu soubesse disso teria pegado para fazer compostagem.

    ResponderExcluir
Postar um comentário