Angelônia - Angelonia angustifolia

Saori Nakamura
0



Nome Científico:
Angelonia angustifolia
Nomes Populares: Angelônia
Família: Plantaginaceae
Altura: de 40 a 60 cm

A angelônia é uma planta florífera rústica, de aspecto herbáceo, ramos eretos e crescimento rápido. As folhas são lanceoladas (em formato de lança), pontudas e com margens denteadas. As inflorescências ocorrem nas espigas eretas, com pequenas flores que lembram as bocas-de-leão e as mini orquídeas. As flores são aromáticas e seu aroma adocicado assemelha-se ao da maçã e da uva.
O florescimento acontece na primavera e no verão.


ORIGEM

Acredita-se ser originária das Américas Central, do Norte e do Sul. Mais conhecida como uma flor nativa do México.


CLIMA

Climas mais favoráveis: tropical, subtropical, temperado.


QUAIS AS CORES DA ANGELÔNIA ?


As cores mais comuns são brancas, rosas, azuis, roxas, salmão e variegada. No entanto, devido aos cruzamentos de espécies, podem surgir tonalidades diferentes.


PARA QUE SERVE ?

É usada na formação de maciços e bordaduras em jardins e canteiros. Além do paisagismo, também é cultivada em vasos e usada como flor de corte e na confecção de arranjos e buques, pela beleza e pela durabilidade das flores após a colheita.

Era usada como antiinflamatório por povos indígenas do México. Estudos recentes mostram que a Angelonia angustifolia contem grande quantidade da substância Lupeol - agente supressor de células cancerígenas.


COMO PLANTAR ?

Sua propagação pode ser feita por sementes, estaquia e divisão de ramos já enraizados - dependendo da variedade. Apesar de perene, deve ser replantada anualmente na primavera para recuperar o vigor. 

O espaçamento indicado é de 25 cm entre as plantas. 

Passo-a-passo:
  • Pegue uma bandeja ou pote e preencha-o com terra preta
  • Espalhe as sementes sobre o solo fértil
  • Cubra-as com uma fina camada de terra
  • Em seguida, umideça, molhando-a com moderação
  • Leve a bandeja para uma área sombreada para evitar a desidratação da semente
  • Faça regas periódicas para manter a umidade


COMO CUIDAR DE UMA ANGELÔNIA ?


A angelônia é uma planta muito resistente que não necessita de muitos cuidados. Suporta períodos curtos de seca e não tolera temperaturas muito baixas.

Não é indicada para o cultivo em ambientes internos, pois ela precisa necessita de, no mínimo, 4 horas de sol pleno.

 Um solo fértil em bem drenado é o mais indicado, no entanto, ela suporta solos pobres  - a diferença é que ela não ficará tão bonita e vigorosa  como na condição mencionada.

Caso a terra não tenha sido preparada previamente - que é o ideal - pode-se fazer adução a cada 4 meses, utilizando adubos preparados ou os que estiverem ao alcance como húmus de minhoca, esterco bovino etc. Para isso, polvilhe pequenas porções de adubo sobre o solo  ao redor da planta com cuidado para colocá-lo em contato direto com as raízes, evitando, assim, que elas queimem.

Conforme você for regando, os nutrientes sofrerão processo de fermentação - devido à ação de fungos e bactérias em um ambiente quente e úmido - e serão, aos poucos, disponibilizados à planta e adentrarão ao interior do solo.


COMO PODAR ?

A poda deve ser feita cortando-se a espiga de flores por inteiro. A retirada da velha florada estimulará o surgimento de novas flores e dará mais energia à planta.
Tags

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)